Você sabe qual a diferença entre a energia térmica e a fotovoltaica?

Com a popularização do uso de energias limpas e resultantes de fontes renováveis, a energia solar vem se tornando cada vez mais presente em diversos espaços. Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas em relação aos dois tipos de energia solar apresentados no Brasil: a energia fotovoltaica e a térmica. Se você também não sabe como identificar esses dois sistemas, veja como é fácil diferenciá-los:

Energia fotovoltaica

O sistema de energia fotovoltaica tem como principal objetivo a conversão da luz solar em eletricidade. Para isso, ele faz uso de painéis compostos por células de silício, que atuam na geração de correntes elétricas a partir da luz. Antes de chegar às tomadas, entretanto, a energia obtida ainda passa por equipamentos próprios para tratá-la e adequá-la ao consumo.

Energia térmica

No caso da energia térmica, por sua vez, a luz solar atua com o propósito de gerar calor para aquecer a água de diversos aparelhos. Nesse processo, os dutos presentes nos coletores solares aquecem um líquido que é acumulado em um recipiente térmico. A partir disso, esse calor pode ser direcionado para aquecer chuveiros, piscinas ou até mesmo alguns processos industriais, reduzindo o consumo de energia elétrica e gerando economia.

De forma geral, ambos os tipos de energia contribuem muito para a redução dos custos ao consumidor e cada uma tem sua própria utilidade, por isso o uso de uma delas não impede o uso da outra.

Na PrismaSol, trabalhamos com a energia térmica para aquecedores de piscina, priorizando os benefícios que esse tipo de tecnologia traz para o meio ambiente, para a economia e para o conforto do consumidor.

Os cuidados necessários antes de instalar os coletores solares

Por mais presumível que seja o fato de que os coletores solares precisam da incidência do sol para que consigam desempenhar o máximo de sua função, em alguns casos isso acaba passando despercebido na hora da instalação, resultando em um produto que não cumpre com as funções esperadas. Para evitar que isso aconteça com o […]

visão do alto de uma piscina

Saiba como os aquecedores de piscinas funcionam no inverno

Mesmo com a proximidade do inverno, muitas pessoas continuam utilizando as piscinas, principalmente aqueles que realizam atividades de ginástica ou praticam esportes aquáticos. É neste momento que a maioria das pessoas percebe o quanto os aquecedores de piscinas podem ser úteis, permitindo que você mantenha sua rotina normal de atividades na água mesmo nos dias […]

ENTRE EM CONTATO






Rua Consolação, 7, Jardim Klayton - Birigui/SP

(18) 3638.7070

contato@prismasol.com.br

Segunda à Sexta. das 8 às 17:30

         

ASSINE NOSSA NEWSLETTER