A importância da principal vitamina do sol na quarentena

O sol é um recurso de importância incontestável para a humanidade. Não apenas pela necessidade que temos de sua luz para iluminar a rotina e de sua energia para cultivar alimentos, mas também porque ele é fonte de vitamina D, elemento de presença essencial no organismo humano e que contribui fortemente para a diminuição dos riscos de câncer que um indivíduo pode desenvolver.  

Entretanto, em tempos de pandemia de coronavírus (COVID-19), tanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto muitos governos estaduais orientam os cidadãos para que permaneçam em casa, evitando o contato com as pessoas e a proliferação do vírus. A medida é certamente importante, mas a partir dela torna-se mais difícil para que os indivíduos entrem em contato com o sol e adquiram a vitamina D.  

Portanto, para enfrentar a quarentena de forma mais saudável, é recomendável o planejamento de uma dieta que inclua alimentos ricos nessa vitamina. Alguns desses alimentos são o atum, o salmão, a sardinha, o ovo, o queijo cheddar e a carne bovina. Durante os dias de isolamento, quando não é possível estar em constante contato com o sol, os alimentos podem ser consumidos, tanto puros quanto incorporados em receitas, como formas de reduzir os impactos que a ausência da vitamina D provoca no organismo.  

Apesar disso, é sempre importante lembrar que o consumo dos alimentos mencionados não substitui totalmente a falta do sol, afinal a quantidade de vitamina D que eles oferecem ainda é muito inferior à que recebemos com os raios solares. Por esse motivo, o mais recomendável é que, mesmo em quarentena, o indivíduo ainda busque o contato com o sol, nem que seja apenas para estar diante de alguns raios que entram pela janela do quarto.

Você sabe qual a diferença entre a energia térmica e a fotovoltaica?

Com a popularização do uso de energias limpas e resultantes de fontes renováveis, a energia solar vem se tornando cada vez mais presente em diversos espaços. Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas em relação aos dois tipos de energia solar apresentados no Brasil: a energia fotovoltaica e a térmica. Se você também não sabe como […]

O sol pode ajudar na prevenção do Covid-19?

Desde que os casos de Covid-19, mais conhecido como Coronavírus, começaram a se manifestar em terras brasileiras, a população tem se mostrado cada vez mais preocupada com os riscos que o vírus pode trazer ao ser humano. Com o aumento do número de pessoas infectadas, aumenta também a busca por informações sobre formas de prevenção, […]

ENTRE EM CONTATO






Rua Consolação, 7, Jardim Klayton - Birigui/SP

(18) 3638.7070

contato@prismasol.com.br

Segunda à Sexta. das 8 às 17:30

         

ASSINE NOSSA NEWSLETTER