Brasil e Noruega farão colaboração em pesquisas sobre energia solar para os dois Países

Pesquisadores brasileiros e noruegueses irão realizar uma colaboração para incentivar e estimular novas estratégias e ações com energia solar nos dois países. Realizado no auditório da FAPESP, o 1º Workshop de Energia Solar Brasil-Noruega, mostrou a ação inicial do acordo de cooperação entre a

A Noruega conta com dois tipos de financiamento de pesquisa em energia, os programas INPART e UTFORSK. Estes podem apoiar participações internacionais, inclusive de brasileiros, pois não há restrições para parcerias. O Conselho de Pesquisa da Noruega (RCN) acredita que a colaboração com o Brasil vai ajudar o país a enfrentar e avançar nos desafios globais, o que aumenta a capacidade e qualidade de pesquisa. No ano passado, foram financiados € 9 milhões em pesquisa energética.

Há pouco tempo atrás, a energia solar era considerada uma energia do futuro, no entanto, o futuro já está presente, e o Brasil está um pouco atrasado na tecnologia da energia solar em comparação a outros países. Nosso país tem um imenso potencial para utilizar a energia solar, principalmente na região conhecida como cinturão solar, que vai do Nordeste até o Sudoeste do país, pegando Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

No Brasil, o investimento em energia solar ainda é considerado pequeno, porém a fonte renovável cresce rapidamente na matriz energética brasileira. Nos últimos dois anos, por exemplo, o incremento da energia solar no Brasil foi superior a 300%, se tornando a energia que mais cresce no país, mesmo ocupando somente 0,02% da matriz energética do País.

Na Noruega, a radiação não é alta, porém o país está crescendo em microgeração por energia solar. No workshop realizado em 13 de novembro, um dos exemplos mencionados foi a parceria da petrolífera norueguesa Statoil com a também norueguesa Scatec Solar, que estão construindo uma planta de energia solar no Rio Grande do Norte, com capacidade de 162 megawatts.

O acordo assinado por FAPESP e RCN tem a expectativa de lançar as chamadas propostas de pesquisas, além de realizar mais workshops para que haja maior integração entre cientistas dos dois países. Os pesquisadores reunidos no workshop concordam que a introdução da energia solar na matriz energética constitui por si só uma modernização do setor.

A energia solar está se expandindo mais rapidamente do que qualquer outra fonte de combustível. A energia solar fotovoltaica é a fonte energética que mais cresce no mundo, sendo assim, pode dominar o campo de energias renováveis nos próximos anos. São parcerias e ações como estas, entre o Brasil e a Noruega, que auxiliam no avanço desta tecnologia.

Os cuidados necessários antes de instalar os coletores solares

Por mais presumível que seja o fato de que os coletores solares precisam da incidência do sol para que consigam desempenhar o máximo de sua função, em alguns casos isso acaba passando despercebido na hora da instalação, resultando em um produto que não cumpre com as funções esperadas. Para evitar que isso aconteça com o […]

visão do alto de uma piscina

Saiba como os aquecedores de piscinas funcionam no inverno

Mesmo com a proximidade do inverno, muitas pessoas continuam utilizando as piscinas, principalmente aqueles que realizam atividades de ginástica ou praticam esportes aquáticos. É neste momento que a maioria das pessoas percebe o quanto os aquecedores de piscinas podem ser úteis, permitindo que você mantenha sua rotina normal de atividades na água mesmo nos dias […]

ENTRE EM CONTATO










Rua Consolação, 7, Jardim Klayton - Birigui/SP

(18) 3638.7070

contato@prismasol.com.br

Segunda à Sexta. das 8 às 17:30

         

ASSINE NOSSA NEWSLETTER